Samsung lança memória RAM de 256GB

Quanto você tem de memória RAM no seu computador? 4GB, 8GB, 16GB? Acha que isso é muito, então o que você acha de um computador com 256GB de memória RAM :D?

A memória RAM dos computadores servem para armazenar todos os dados de execução de programas, bibliotecas e do próprio sistema operacional, dessa forma os dados como variáveis, e bytes para acesso e processamento instantâneo podem ser acessados e processados rapidamente, sem todo o tempo gasto na comunicação com o HD por exemplo, sendo assim, não é errado dizer que quanto mais memória um computador tem, mais programas ou jogos ele consegue abrir simultaneamente.

Para o padrão atual da computação, levando em consideração jogos pesados e de gráficos ultra detalhistas, um computador que tenha 8GB de memória RAM, é considerado um computador forte e aceitável para as tarefas corriqueiras inclusive para rodar Jogos atuais, no caso de um computador com 16GB, esse computador consegue rodar simultaneamente mais de um jogo além de outros programas, já computadores com 32GB possui mais memória do que pode ser utilizado para as atividades corriqueiras, lembrando que no caso de jogos e alguns programas que utilizem muitos recursos gráficos, um outro hardware a ser considerado é a placa de vídeo e processador.

Apesar de 32GB ser muita memória para as atividades atuais de um usuário doméstico ou gamer, há um outro cenário que demanda muita memória, por executar muitos processos ao mesmo tempo, estamos falando de servidores. Para você entender melhor, no caso de um servidor que esteja com 1000 visitas simultâneas, seria o mesmo que 1000 pessoas tentassem acessar o word no seu PC ao mesmo tempo :D, por esse e outros motivos hoje existem servidores com até 64GB de memória ou mais.

Durante essa semana a Samsung anunciou o lançamento de um módulo de memória RAM DDR4 com nada mais nada menos que 256GB de capacidade de armazenamento, tudo isso a uma frequência de 2.66MHz mantendo a tradicional tensão de 1.2V. A memória contém 8 módulos de armazenamento randômico (RAM) com 32GB cada módulo. Essa memória RAM foi desenvolvida pensando exatamente no mercado de servidores de grande porte, porém por enquanto, não existe nenhuma placa mãe que seja capaz de lidar com os 256GB da memória RAM, o máximo aceito hoje pelas placas mãe é de até 128GB de RAM.

Apesar de hoje não ser possível instalar uma memória de 256GB em um computador por conta da placa mãe, é mais que óbvio que a partir de agora, fabricantes de placas mãe, deverão passar a fabricar placas mães com capacidade para lidar com uma quantidade maior de memórias RAM, quem sabe até dois slot para memórias RAM de 256GB em dual channel, fazendo assim uma memória RAM útil de 512GB :D, isso não é sonhar alto, já que teoricamente os processadores atuais já conseguem lidar até mesmo com 2TB de memória RAM.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *