Como saber se o meu Windows é 32 ou 64bits

O Windows é hoje o sistema operacional desktop mais utilizado em todo mundo, isso deve-se a sua fácil usabilidade e recursos que ele proporciona ao usuário, porém o que muitos não sabem, é que ao instalar um programa, jogo ou drive em seu Windows, é preciso utilizar a versão que seja equivalente com a arquitetura do Windows, simplificando 32 ou 64bits. Abaixo vem uma breve explicação do que vem a ser esse tal de 32 e 64bits, então se você não quer saber o que é isso, mas sim como saber a versão do seu Windows, pule para “Tutorial“.

Explicando de forma genérica e resumida, os processadores, são responsáveis obviamente por processar os dados gerados para e pelo sistema, programas e afins, esses dados são em sua menor escala bits, esses bits podem assumir dois estados, positivo (com energia) ou negativo (sem energia). Quando um processador tem a arquitetura 32bits, significa que ele poderá processar 32bits de uma só vez, se o processador possui 64bits, ele será capaz de processar 64bits de uma só vez, ou seja, ele será capaz de processar o dobro de bits, sendo assim mais rápido.

Hoje em dia, todos os processadores AMD e Intel tem a arquitetura 64 bits, porém só isso não basta, por mais que o processador seja de 64bits, quem irá gerar os dados para o processador é o sistema operacional, então se o seu Windows for de 32bits, ele vai enviar 32bits por vez para o processador e não 64bits, sendo assim, o seu processador vai trabalhar com a metade de sua capacidade. Outro problema comum em utilizar o Windows 32 bits, é que o sistema operacional irá achar que o processador não tem capacidade para processar dados de 64bits, sendo assim, o sistema operacional só irá endereçar a memória com 32bits, ou seja, de 0 a 4.294.967.295, de forma prática, isso significa que por mais que o seu computador tenha 5, 6, 8 ou mais GB de memória RAM, o seu Windows só irá reconhecer e utilizar 4GB de RAM. Já o Windows 64bis é capaz de reconhecer e utilizar até 18.446.744.073.709.551.616 endereços de memória ou 18EB (Exabytes).

Tutorial

Nesse tutorial eu utilizarei o Windows 10, porém os passos devem ser o mesmo para o Windows 8 e 7.

1- Clique em “Iniciar” e procure por “Computador“.

2- Clique com o lado direito do mouse em “Computador” ou “Meu Computador“, em seguida clique em “Propriedades“.

3- Na janela que apareceu, em “Sistema/Tipo de sistema” é possível ver qual a versão do seu Windows. No meu caso é o 64bits, nessa mesma janela é possível ver varias outras informações do seu computador e Windows, como quantidade de memória RAM, versão do Windows (Pro, Basic, Home …), processador e outras informações, vale apena dar uma lida.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe, ajude o iodigital a crescer :D!!!

2 comentários em “Como saber se o meu Windows é 32 ou 64bits

  • 7 de março de 2018 em 17:43
    Permalink

    Não deixem de comentar e compartilhar esse tutorial :D!!!

    Resposta
  • 7 de março de 2018 em 17:45
    Permalink

    Interessante, não sabia para que servia essas versões do Windows (32 e 64 bits).

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *