Como remover um pendrive com segurança

Quando você conecta um pendrive no seu computador, o Windows faz algumas rotinas para detectar que um dispositivo USB foi conectado, e para identificar esse dispositivo como sendo um pendrive (dispositivo de armazenamento), feito isso, o Windows informa que um novo dispositivo USB foi conectado, e mantém uma comunicação com o pendrive, como essa comunicação é mantida de forma contínua, quando você vai remover o pendrive do computador, é preciso avisar o Windows que você fará isso, dessa forma o Windows pode encerrar a comunicação com o pendrive, além de fazer algumas rotinas internas de limpeza de registros que foram utilizadas pelo pendrive.

Se você é dos usuários que removem o pendrive apenas puxando-o do computador, fique sabendo que algum dia isso pode acarretar em um problema, principalmente se o pendrive for removido durante uma transferência de arquivos, podendo danificar o pendrive. Pendrives que possuem um led que fica piscando durante uma transferência de dados podem ajudar o usuário, indicando o momento em que o pendrive não esta sendo utilizado, podendo assim ser removido sem problemas, porém e os pendrives que não tem led?

Nesse tutorial eu vou mostrar como remover um pendrive com segurança no Windows, nesse tutorial estarei utilizando o Windows 10, porém os passos devem ser os mesmos ou muito parecidos em versões anteriores do Windows. Basicamente o que faremos é avisar o Windows que queremos remover o pendrive, isso fará com que o Windows verifique se há alguma comunicação ou transferência com o pendrive em andamento, se tiver, o Windows irá encerrar essa transferência e encerrará todos os processos e registros que foram utilizados para a comunicação com o pendrive até o momento.

Tutorial

1- Na parte inferior direita do Windows, ao lado esquerdo do relógio, clique na seta para cima.

2- Clique com o lado direito do mouse em cima do ícone de um pendrive. Feito isso deverá aparecer todos os seus dispositivos USB conectados, procure pelo seu Pendrive, deverá ter o nome do driver do seu pendrive e também o nome definido durante a formatação, no meu caso é o “Cruzer Blade PAULO TACIO“, para remover o pendrive com segurança basta clicar em “Ejetar“.

Pronto, agora você já pode remover o seu pendrive da porta USB do seu computador.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *